Além de economizar, o embarcador consegue maior qualidade no serviço e maiores chances de negociação

O seguro de transporte de carga é um produto relativamente difundido no mercado brasileiro, mas muitas empresas ainda não desfrutam de todos os seus benefícios na contratação. Isso porque, o mais comum é o dono da mercadoria delegar essa responsabilidade ao transportador, que inclui esse custo no preço do frete. Esse formato não seria um problema se as coberturas estivessem adaptadas às necessidades do embarcador.

Essa modalidade de seguro é indispensável para prevenir prejuízos na cadeia de distribuição de produtos, como risco de roubo e acidentes. As coberturas são definidas conforme o tipo de carga, percurso e a atividade da companhia. Nem todas as empresas sabem, mas é possível contratar este seguro diretamente, com um potencial de economia de até 30%. Isso porque, o embarcador pode contratar a modalidade de apólice conhecida como “seguro all risks”, que inclui cobertura para furto e roubo, carga e descarga, acidentes e entre outros, podendo até assumir a contratação do seguro obrigatório de responsabilidade do transportador.

“Quando o dono da mercadoria contrata o próprio seguro, a apólice é modelada para atender as particularidades do produto a ser transportado, além de considerar coberturas mais amplas. Sendo a contratação feita pelo transportador, em geral, o seguro é contratado para a atividade de transporte, independentemente da carga a ser movimentada. Ou seja, o custo do seguro embutido no frete para o transporte de uma carga de papel pode ser o mesmo de uma carga de televisores, por exemplo”, explica Jeferson Bem, superintendente de riscos patrimoniais e financeiros da TRR Securitas.

Além de garantir que não pagará por um risco de carga que não é o da empresa, o dono da mercadoria, quando contrata o seguro diretamente, consegue avaliar o custo de acordo com a sua disposição em assumir ou transferir riscos. Quando se tem um bom gerenciamento de risco, isso pode ser uma vantagem na negociação.

Quer saber mais, entre em contato com a nossa equipe!