Benefícios em seguros podem ser ofertados desde que cumpram todas as determinações e normativas da SUSEP

Uma das histórias existentes diz que o termo “Black Friday”, que marca as promoções especiais do comércio no fim de ano, surgiu na década de 60, nos EUA, como uma gíria policial.  Os guardas ficavam transtornados com o trânsito causado pelo movimento das compras após o feriado de Ações de Graças e por isso apelidaram o dia de “Sexta-feira Negra”. Por outro lado, os comerciantes esperavam ansiosamente por essa data, que marcava o início de compras para o Natal e oferecia as melhores promoções do ano. Com o tempo, esse marco comercial chegou em outros países, com o objetivo de agitar o varejo. O Brasil, por exemplo, adotou o Black Friday em 2010, por meio das lojas online e, desde então, o movimento se repete e cresce anualmente.

Com sucesso testado e aprovado, diversos segmentos comerciais incrementaram o Black Friday para atrair clientes, por isso, além dos varejistas, muitos produtos e serviços entraram nesse movimento promocional, como automóveis e agências de viagens.  Considerando as novas oportunidades, o mercado de seguros também seguiu o movimento promocional do Black Friday por meio dos seguros afinidades. Com forte associação ao Black Friday dos varejistas, as proteções que possuem maior volume de contratação são “garantia estendida” e “roubo e furto de eletrônicos”, especialmente celulares. Depois desses, aparece a proteção financeira, oferecendo cobertura para morte, invalidez, perda de renda ou desemprego.

O que muitos clientes não sabem é que o benefício, em muitas lojas, não vale apenas para o produto, mas também pode ser oferecido no seguro. Muitas seguradoras, juntamente com corretoras e varejistas, conseguem oferecer promoções especiais durante o período do Black Friday, como prorrogar a vigência da garantia estendida mantendo o preço original, fazer sorteios vinculados a título de capitalização ou reduzir o custo do seguro. Neste contexto, vale ressaltar que as promoções de seguros devem cumprir todas as determinações e normativas da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) que proíbe, por exemplo, dar vantagens na venda do produto mercantil buscando a venda casada ou reforçando o apelo da venda do seguro.

O movimento comercial é tão grande nessa época que, apesar do foco do consumidor estar voltado aos produtos, as contratações de seguros também crescem, dado o grande volume de negócios.

“É importante aproveitar essa atividade comercial para trabalhar com seguros afinidades de forma diferenciada, oferecendo promoções e outras iniciativas que aproximem os clientes dos seguros, para que possam ter a oportunidade de experimentar os benefícios desse produto em casos de necessidade e dentro das coberturas contratadas”, comenta Paulo Davidoff, Superintendente de Afinidades da TRR.

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