Inspirado pelo lema “Ano novo, vida nova” Janeiro é o mês dos novos ciclos. E para aproveitar a época de “boas vibrações” entra em cena o Janeiro Branco, dedicado à promoção da Saúde Mental. É o momento ideal para incentivar pensamentos positivos, planejamento, renovar as energias e se preparar para um ano repleto de desafios.

A importância da psicoeducação
Quando os temas Saúde Mental e da Saúde Emocional deixam de ser tabus, contribuímos para desenvolver e disseminar o conceito de psicoeducação, colaborando para a valorização da subjetividade humana e o bem-estar emocional dos indivíduos.

Assim como precisamos fazer exercícios e nos alimentar bem para cuidar do corpo, a mente não pode ficar para trás. É preciso deixar claro que ter uma mente saudável não é estar livre de doenças mentais, mas sim conseguir se manter em equilíbrio com o stress do dia a dia. Isso, nem sempre é fácil.

Enfrentar as dificuldades, problemas e emoções do dia a dia se torna mais fácil e equilibrado quando nossa Saúde Mental está em ordem. Claro que em alguns momentos bate aquele desânimo, o que também é normal. Mas, se isso acontecer com frequência e durar um longo período, devemos ficar alertas.

Afinal de contas, o que é ter uma boa saúde mental ?

  • Estar bem consigo mesmo e manter relacionamentos saudáveis, seja em casa, no trabalho e com pessoas próximas.
  • Lidar com as exigências, desafios e problemas da vida com resiliência.
  • Saber lidar com suas emoções.
  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Psicoeducação é a palavra-chave quando pensamos em criar uma cultura de Saúde Mental. Ela deve estar presente em todos os momentos da nossa vida, seja no trabalho, nos estudos, nos grupos de amigos, em toda hora e lugar.

Por isso, a mídia tem uma participação muito importante nesse caso, principalmente em não tratar o tema como tabu. O fundamental é chamar a atenção para o cuidado com as emoções e sentimentos das pessoas.

Como ter uma boa Saúde Mental?

  • Busque ser otimista, a maneira como você encara os acontecimentos tem grande impacto em sua vida.
  • Cuide da saúde física: evite álcool, não fume, consuma drogas nem se automedique.
  • Reserve um tempo para o lazer: para você mesmo, amigos e familiares.
  • Mantenha bons hábitos alimentares.
  • Invista em uma boa noite de sono.
  • Pratique atividades físicas regularmente.

Lembre-se!
Buscar o equilíbrio emocional é o primeiro passo para uma saúde completa. Como estão seus pensamentos? Cuide de você e das pessoas que você gosta e conte sempre com a ajuda de um especialista!

Inspire 2019 com saúde e bem-estar

Fontes
Janeiro Branco:https://janeirobranco.com.br/
Evidências:http://www.evidencias.com.br/noticias/janeiro-branco-voce-esta-de-olho-na-sua-saude-mental/
Psico online:https://psico.online/blog/janeiro-branco-2018/
Psicologia para curiosos:http://psicologiaparacuriosos.com.br/janeiro-branco-conheca-e-entenda/