O Box inaugural aconteceu em 2001 com o CrossFit Santa Cruz (litoral da Califórnia). Seu grande idealista foi Greg Glassman.

Greg, amante da atividade física, após sofrer poliomielite (paralisia infantil) viu-se sem chance de competir em alto nível em modalidades como corridas e natação. Assim, enxergou na ginástica (argolas) uma oportunidade de desenvolver suas aptidões. Foi personal trainer no litoral da Califórnia, onde em 1990 foi convidado para preparar alguns oficiais em um centro chamado Spa Fitness.

Era a raiz do que se tornaria o CrossFit – método que combina movimentos funcionais, alta intensidade e variação constante.

Nós mantemos o monopólio das pessoas mais bem condicionadas da Terra.” – Greg Glassman

O início do CrossFit no Brasil deu-se através de Joel Fridman, em 2009, com a inauguração em São Paulo da CrossFit Brasil.

Alguns números

  • Presente em mais de 100 países
  • Gera US$ 4 milhões por ano
  • O Brasil está em 2º lugar com mais de 1.000 boxes (atrás apenas dos Estados Unidos)

Como funciona

Consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade.

O treino tem três partes:

  • Aquecimento
  • Técnica
  • WOD (Workout of the day – missão do dia)

Benefícios

  • Perda de peso – Utilização de reservas de energia armazenadas em forma de gordura.
  • Músculos – Tonifica e define, trabalhando vários grupos musculares em cada exercício.
  • Reduz o estresse – A tensão do dia a dia é liberada ao realizar exercícios de alta intensidade.
  • Autoconfiança – Através dos desafios impostos durante o treino.
  • Melhora das aptidões físicas – Resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.
  • Melhora a condição física para as tarefas rotineiras.

Dicas antes de começar

Modalidade que deve ser praticada em locais com estrutura física adequada e educadores físicos especializados.

O treinador bem preparado é fundamental para que os alunos evoluam em treino progressivo até ter condições de praticar as atividades de alta intensidade sem risco de lesão.

Antes de efetuar sua matrícula, conheça o local e os educadores, e faça uma aula-teste.

Lesões

A chance de lesão está intimamente associada ao nível de envolvimento do treinador e, comparada a outras modalidades, ainda é considerada inofensiva, de acordo com estudo realizado pela Santa Casa de São Paulo e publicado na revista Orthopaedic Journal of Sports Medicine.

Recomendações

  • Faça uma avaliação com seu médico de confiança.
  • Confira as condições de infraestrutura oferecida pelo box.
  • Busque informações sobre as qualificações dos profissionais que ministram as aulas.

Fontes:

CrossFit: como funciona, benefícios e treino para iniciantes – Nathan Cândido
A história do CrossFit: um império improvável – Bruno Romano