O QUE É:

Trata-se de uma doença que tem como característica o crescimento desordenado das células, que invadem tecidos e órgãos. Estas podem dividir-se rapidamente e tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, podendo espalhar-se para outras regiões.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células. Além disso, também se diferenciam pela velocidade de multiplicação das células e capacidade de invadir outros órgãos (metástase).

COMO SURGE:

 

A partir de uma alteração no DNA (memória) da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.

O QUE CAUSA:

 

Não há uma causa única. Entre 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas (meio ambiente, hábitos e estilo de vida).

As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar do fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos. 

Outro fator é o envelhecimento natural do ser humano que traz mudanças nas células tornando-as mais vulneráveis, além do tempo de exposição aos fatores de risco.

COMO PREVENIR:

Através de adoção de um modo de vida mais saudável, evitar exposição a substâncias cancerígenas, assim como detectar e tratar doenças pré-maliganas (como o HPV e pólipos intestinais) e estágios iniciais e/ou assintomáticos da doença.

            12 dicas para prevenir o câncer:

  1. Não fume
  2. Tenha uma alimentação saudável
  3. Mantenha o peso corporal adequado
  4. Pratique atividade física
  5. Amamente
  6. Realize os exames preventivos
  7. Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos
  8. Vacine contra a hepatite B
  9. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
  10. Evite comer carne processada
  11. Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
  12. Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho

COMO CONVIVER:

Trata-se de uma doença que afeta toda a família, amigos, colegas de trabalho. Tem impacto mensurável (afastamentos, custos com a saúde, etc.) e imensurável (a perda de um ente querido, o sofrimento do pacientes e todos ao seu redor). Necessita de apoio e tratamento multidisciplinar.

No Brasil, o paciente com câncer apresenta direitos especiais de acordo com a legislação.

Assim cuide de você e de seus familiares.

Saúde não é um ato, é um hábito.